Segmentos em alta para abrir um negócio em 2011


O momento é bastante favorável para a economia brasileira: eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já estão abrindo muitas oportunidades para quem está interessado em investir num pequeno negócio no Estado do Rio. De acordo com o Sebrae/RJ, segmentos como comércio varejista de souvenir, brindes, bijuterias e artigos esportivos, alimentos fora do lar, construção civil e reformas, mobiliário, artesanato, design e webdesign, entre outros, serão diretamente beneficiados e podem ser uma boa opção para quem pretende abrir uma pequena empresa em 2011.

Mas não basta ter uma boa ideia e disposição para levá-la adiante. Cezar Kirszenblatt, gerente da área de Estratégias e Diretrizes do Sebrae/RJ, afirma que, além de buscar novas oportunidades de negócios, o pequeno empreendedor precisa, antes de tudo, se organizar, buscar informações e fazer tudo com muito planejamento. Confira o passo a passo:

Plano de negócios
Kirszenblatt aconselha que, escolhido o tipo de negócio que vai abrir, o futuro empresário elabore um plano de negócios, instrumento que demonstra a viabilidade e a rentabilidade do empreendimento e envolve todos os principais itens, como despesas, custos e investimentos, bem como as receitas/faturamento advindos da venda da produção de bens e serviços.

O especialista recomenda ainda que seja feita uma pesquisa de mercado, observando questões como pontos de instalação, concorrência, potenciais clientes, fornecedores, entre outras.

Legalização
Outra etapa fundamental é a legalização do negócio, diz o gerente do Sebrae/RJ. Para incentivar os pequenos empresários a legalizarem seus negócios, o governo federal criou o programa do Empreendedor Individual. Até 31 de dezembro de 2010, 809.844 donos de pequenos negócios aderiram ao programa em todo o país. Com a legalização, o empreendedor pode emitir nota fiscal e, consequentemente, vender para grande empresas, governo e instituições públicas. Além disso, passa a ter possibilidade de acesso a serviços financeiros e, assim, obter crédito para investimento e capital de giro. Os interessados em mais informações ou se cadastrar no programa podem acessar o Portal do Empreendedor.

Processos de gestão
Além dos passos básicos, é preciso que o empreendedor esteja muito atento a fatores como inovação, prazo, qualidade, relacionamento/fidelização do cliente e processos de gestão em geral. Atualmente, esses fatores são fundamentais para a sobrevivência do negócio no mercado, ressalta Kirszenblatt.

- Para que o negócio tenha mais chances de avançar, é necessário que o empreendedor tome iniciativas, buscando sempre que possível soluções inovadoras. Espírito empreendedor, liderança, otimismo são fundamentais para desenvolvimento de seu negócio.

Segundo a última pesquisa sobre a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas feita pelo Sebrae, as falhas gerenciais, bem como as causas econômicas conjunturais, são os principais pontos que levam ao fracasso de uma empresa.

Outra prática não recomendada, e que ocorre principalmente em empresas familiares, é a ligação das contas da família com as da empresa.

- Isso descontrola o planejamento da empresa e quase sempre oculta o real desempenho dos negócios.

Quem pretende abrir uma micro ou pequena empresa conta ainda com diversas instituições (governamentais e não-governamentais), parceiras do Sebrae/RJ, que buscam o desenvolvimento empresarial, nas quais o empreendedor pode e deve buscar apoio, como cursos, seminários, consultoria, entre outros serviços.

Confira as dicas para começar um pequeno negócio:

- Liste as atividades que mais lhe interessam e identifique aquela que mais se adapta ao seu perfil;

- Escolhido o tipo de negócio, faça uma pesquisa de campo, observando questões como pontos de instalação, concorrência, potenciais clientes e fornecedores;

- Elabore um plano de negócios, que demonstre a viabilidade e a rentabilidade do empreendimento e envolva todos os principais itens, como despesas, custos e investimentos, bem como as receitas/faturamento advindos da venda da produção de bens e serviços;

- Identifique entidades que possam ser parceiras ou preste assessoria, orientando-o nos seguintes quesitos: qual o público-alvo, como montar um plano de negócios, como gerir o empreendimento e como precificar o produto;

- Iniciado o negócio, busque sempre melhorar seu produto, inovando e agregando novas tendências;

- Apresentar produtos de qualidade e com preço justo traz credibilidade e, consequentemente, atrai a clientela.

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